sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Jogos de Escalada


Use esses exercícios para manter seu treinamento produtivo e divertido.
Fonte: Revista Rock & Ice – traduzido e adaptado por Waldyr Neto


TRAVESSIAS EM UMA MÃO:
(ONE-HAND TRAVERSES)
Desenvolve movimentação dinâmica. Foco no movimento dos quadris, não somente no dos braços.

CÂMERA LENTA:
(SLOW MOTION)
Para aprender o que ocorre estaticamente. Erros no posicionamento serão mais fáceis de identificar.

APONTAR:
(POINTER)
Exercício para duas pessoas – um escalador aponta as agarras para seu parceiro. Especialmente bom para desenvolver continuidade, pois você pode forçar seu parceiro justamente nos seus pontos fracos. É possível trabalhar força, resistência ou força + resistência.

DOIS - DOIS ou TRÊS – TRÊS:
(ADD-ON)
Outro jogo para dois ou mais escaladores – o primeiro escalador faz dois (ou três) movimentos, o segundo repete esses dois e adiciona mais dois. E assim por diante. Novamente você pode trabalhar força, resistência ou força + resistência.

SEM PESO:
(WEIGHT-OFF)
Problemas com uma determinada passada? Peça ao seu parceiro para apoiar suavemente sua lombar enquanto você faz o movimento, apenas com a força suficiente para isto. Continue treinando então, reduzindo esse apoio, até conseguir fazer a passada sozinho.

REDPOINT:
(REDPOINT)
Para simular uma situação real, marque rotas com fitinhas coloridas (Isso ajuda a memorizar os movimentos). Para trabalhar resistência, você deve mapear uma seqüência de 60 movimentos, sem passadas que sejam especialmente fortes. Uma vez encadenada, esse tipo de rota passa a ser um bom aquecimento. Para desenvolver força + resistência, você pode juntar alguns boulders, tendo entre eles agarras confortáveis onde você possa se recuperar um pouco, totalizando em torno de 40 movimentos.

ESCALANDO RÁPIDO:
(SPEED CLIMBING)
Escalar rápido ajuda a conservar energia e desenvolve um repertório de movimentos eficientes.

TRABALHANDO OS PÉS:
(OUTSIDE EDGING)
Para mover o corpo em posicionamentos mais eficientes. Foco em determinados aspectos. Por exemplo, tocando cada apoio com precisão.

INVENTANDO NA HORA:
(THINKING AHEAD)
Simular uma escalada a vista usando qualquer seqüência de agarras, inventando a rota na hora, desenvolve eficiência.

ESCALAR DINAMICAMENTE:
(CLIMB DYNAMICALLY)
Numa rota fácil, isso desenvolve o uso do momento (quantidade de força aplicada ao movimento).

ESCALAR ESTATICAMENTE:
(CLIMB STATICALLY)
Desenvolve posições de corpo sólidas.

DESCANSO CRIATIVO:
(CREATIVE RESTING)
Descubra possibilidades de descanso nas mais estranhas posições.

SEM PÉS, OU PÉS PEQUENOS:
(ELIMINATE FOOTHOLDS OR USE SMALL FOOTHOLDS)
Um bom exercício, especialmente em muro, para desenvolver um preciso posicionamento dos pés.

ESCALADA CONTÍNUA:
(CONTINUOUS CLIMBING)
Desenvolve resistência e fluidez na movimentação.

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