domingo, 7 de dezembro de 2008

Novas vias na Pedra da Ferradura

A Pedra da Ferradura (ver post anterior) vai se consolidando com um interessante point de escalada em móvel, contando agora com mais duas vias. A relação atualizada de vias, da esquerda para a direita na foto acima (clicando na foto dá para ampliar), é a seguinte




  • Via Fernando Funchal 3ºIV 100m (Waldyr Neto e Alex Che Ribeiro), via toda em móvel (todos os tamanhos) com P1 em grampo e final na grande árvore. Destaque para um bonito diedro na primeira enfiada.


  • Via Fissurados 4º 90m (Waldyr Neto e Marcelo Garcia), início em grampos seguido de linda fenda de 25m em móvel (nuts, micronuts e friends pequenos) segunda enfiada protegida em grampo e final na grande árvore.


  • Via Um Pássaro que Cai 3ºIV 85m (Alex Che Ribeiro e Fernandes), toda protegida em grampos, é a linha utilizada para rapel a partir da árvore. Aderências, abaulados e uma bonita barriga em agarras.


  • Via Alexandre Motta, 2ºIII 100m (Waldyr Neto e Alex Che Ribeiro), toda em móvel (peças de todos os tamanhos) com parada em móvel e final na grande árvore. Destaque para o interessante diedro final, que não é visível da base.


Já nas primeiras idas na Pedra da Ferradura, me interessei pela bonita fissura frontal que fica na parte central da parede. Depois de conquistar as linhas mais obvias que passavam pelos diedros, resolvi esperar o primeiro final de semana de tempo seco para tentar a conquista.


Como o Alex (que também tava de olho na fissura) estava com o ombro machucado e ficaria uns 30 dias de molho, convoquei o Marcelo Garcia e partimos para Secretário

O início da via passa por uns trechos de aderências e abaulados, relativamente fácil, que foi protegido com grampos de 1/2" devidamente batidos a moda antiga, ou seja, com punho e marreta.


Acima está o Marcelo, abrindo o segundo lance e batendo mais um grampo.

Depois coube a mim inaugurar a fenda, que realmente é bem bacana e deu o grau da via, IV. Na foto acima eu já estou batendo um grampo numa barriga, com um mar de agarrões que acabou sendo mais um atrativo desta via, que provavelmente é a mais interessante deste novo point.

Esta não foi a menor peça que eu usei pra proteger na fissura. Usei várias dessas na primeira metade. No trecho final da fenda entram peças um pouco maiores e tambem entram friends pequenos. A fenda em si não é difícil, mas a colocação das proteções é delicada.

E ai está a árvore, que é o final de todas as vias. O lugar é visual. Dá para sentar, fazer um lanche, curtir a sombra. O rapel é da árvore mesmo, na linha da via Um Pássaro que Cai.
Vale lembrar que tem muitas pedras soltas na parte de cima das vias, e que todos devem usar capacetes, incluindo quem estiver de bobeira na base. Outra recomendação é levar pelo menos duas fitas bem grandes, para montar a parada na árvore, no final das vias.