quinta-feira, 2 de julho de 2009

Faces da Agulha do Diabo

Recentemente escolhida uma das 15 escaladas mais espetaculares do mundo, pelo site Hotnez.com - http://www.hottnez.com/the-15-most-spectacular-rock-climbs/ a Agulha do Diabo é uma impressionante montanha de 2.050m de altitude que fica na Serra dos Órgãos. Na foto acima, tirada do Morro da Cruz é possível ver a parte superior da Agulha do Diabo, bem atras de um pequeno cume rochoso conhecido como Mirante do Inferno. As montanhas maiores são o São João (esquerda) e São Pedro (direita).

Mas a base da Agulha é bem abaixo, quase suspensa no abismo, tornando sua caminhada de aproximação bastante dura e técnicamente exigente. A foto acima, tirada do colo entre o Mirante do Inferno e o São Pedro, dá bem essa noção.

A foto acima é a visão da Agulha do Diabo a partir do cume do Mirante do Inferno. No fundo da foto, à direita, aparece meio escondido o cume do Garrafão.

Essa é uma foto clássica. Tirada exatamente do ponto onde a trilha começa a descer um grotão, para depois subir do outro lado, até a base da escalada. Algumas pessoas dizem que esse é o lugar que separa os homens dos meninos. A caminhada até esse ponto já é bem cansativa, e fica extremamente complicada daí pra frente. E depois ainda tem que subir o grotão de volta.

A foto acima foi tirada da subida do São João. O destaque fica para a Unha, que é a pedra que forma a chaminé da parte final da escalada.

10 comentários:

  1. Waldyr, parabéns pelas belas fotos, obrigado por quase matar a saudade.

    ResponderExcluir
  2. Waldyr, parabens pelo seu blog, é de mais cara, vejo que vc é uma pessoa muito dedicada e aprendir bastante no seu blog. Vou entrar mais vezes. valeu .
    marcos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Marcos ! Seja sempre bem vindo aqui no blog.

      Excluir
  3. Parabéns Waldyr pelas bonitas fotos. Amanhã escalo com meu parceiro Chico Caetano, do CEB esse monumento da natureza pela primeira vez.
    Abraço
    Ricardo Garrido, RJ

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelas fotos.

    Fantásticas.

    ResponderExcluir
  5. Parabens cara gostei das fotos e do blog , mas vc pode me dizer onde fica a agulha do diabo ?
    julianolubas@bol.com.br
    obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Juliano! A Agulha do Diabo fica na Serra dos Órgãos, Rio de Janeiro.

      Excluir

Deixe aqui seu comentário.