quarta-feira, 16 de maio de 2012

Consertando um Pneu Furado na sua Bike



Ter um pneu furado durante uma pedalada é coisa comum. Mas quando você está numa estradinha de terra deserta a quilômetros de casa ou do lugar onde deixou o carro isso pode ser um baita problema.

Por conta disso é importante saber como fazer esse reparo, que com prática vai levar de 10 a 15 minutos.

Pra começar, quem sai para uma pedalada deveria ter os itens abaixo, que podem ser facilmente encontrados nas lojas especializadas:

  • Jogo de espátulas
  • Remendos (tamanhos e formas variadas)
  • Cola para reparo a frio
  • Pedaços de lixa
  • Câmara de ar reserva
  • Bomba de ar
Além disso, idealmente as rodas devem ser montadas no quadro com os famosos “saca-rápido”, que facilitam muito a operação de retirada das mesmas para transporte ou reparos.

Então...   Se o pneu furou, siga as instruções abaixo: 

  1. Desencaixe os freios e retire a roda do quadro. Faça uma primeira inspeção visual e tente encontrar o que causou o furo. Se não encontrar (ainda) não tem problema.
  2. Usando as espátulas, desencaixe uma lateral do pneu do aro.
  3. Retire a câmara de ar, com cuidado e começando pelo bico.
  4. Retire completamente o pneu do aro.
  5. Inspecione a câmara de ar. Encha ela completamente e encontre o vazamento. Colocando na água é bem mais fácil de achar.
  6. Se o vazamento for no bico, use uma câmara nova (você tem uma, certo!!)
  7. Se for um furinho, comece o reparo escolhendo um remendo de tamanho apropriado.
  8. Lixe um pouco a área em torno do furinho, onde será colado do remendo. Isso serve para retirar uma camada de borracha oxidada.
  9. Passe um pouquinho de cola e deixe secar por 3 minutos
  10. Cole o remendo e segure com força. Use uma espátula para colar todos os cantinhos do remendo. Depois retire com cuidado o plástico protetor do remendo.
  11. Encha novamente a câmara e veja se não vaza.
  12. Pegue agora o pneu e vire totalmente do lado avesso (cuidado! Em alguns pneus que tem uma cinta metálica na borda não é possível virar todo o pneu do avesso). Inspecione visualmente e passando a mão, para tirar a sujeira e para encontrar o que causou o furo. Pode ser um prego, um caco de vidro, um espinho, etc. O importante aqui é encontrar o que causou o furo, pois caso contrário o pneu vai furar novamente ao ser montado.
  13. Comece a montar o pneu, encaixando uma lateral do pneu no aro.
  14. Encaixe a câmara de ar com cuidado, começando pelo bico.
  15. Usando as espátulas, termine de montar o pneu.
  16. Encha o pneu com a bomba de ar.
  17. Monte a roda no quadro e encaixe os freios.
Com prática a operação é simples e leva entre 10 e 15 minutos. Se estiver com pressa simplesmente troque a câmara de ar e deixe para fazer o reparo do pneu depois, em casa ou num borracheiro. Mas mesmo nesse caso tem que encontrar o que causou o furo, pois caso contrário é furo de novo na certa.

Pra completar, além do kit de reparo de pneus, o ciclista deve sempre ter algumas ferramentas que permitam regulagens e desmontagens na bike e que podem ser encontradas todas juntas num bom canivete. Basicamente são chaves Allen e Philips, chaves para aperto de raios e um torninho para reparo de correntes.


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