domingo, 26 de maio de 2013

Composição Fotográfica - O Fluxo do Olhar

Depois de tomar muita coragem apertei o botão "comprar" num anúncio de uma lente Canon 70-200mm f/4, minha primeira lente série "L", as lentes top da Canon. Depois de alguns testes, madruguei neste domingo para umas fotos pra valer. Por coincidência era lua cheia e clicando a lua pude constatar a qualidade dessa desejada lente.


Mas fotos da lua sozinha no céu, apesar de bonitas, tem pouco ou quase nada de composição. Com o dia começando a clarear tentei buscar cenas no horizonte que, isoladas do restante da paisagem, poderiam render boas composições. As lentes tele são bacanas pois nos permitem a derradeira "exclusão", que é a visualização de uma pequena parte de uma cena completa, o conceito da fotografia aplicado ao extremo.

Estava no ponto mais alto da estrada que liga Itaipava a Teresópolis, de frente para o maciço dos Três Picos. Mas o que me chamou a atenção foi uma formação de montanhas e nuvens mais ao norte. Fiz meu enquadramento e capturei minha imagem.


Confesso que não fiz grandes análises ao fazer a foto. Apenas enquadrei buscando um equilíbrio das formas. Em casa ao olhar a foto com calma identifiquei alguns elementos de composição bem interessantes. A foto e o texto abaixo são uma tentativa de decompor a imagem.



As árvores do primeiro plano (formas complexas em silhueta) chamam a atenção à primeira vista. A partir daí o olhar percorre um "S" (não muito perfeito) seguindo o mar de nuvens (nuvens são claras, atraem o olhar). As montanhas que formam o "S" empurram o olhar (formas simples e escuras repelem ou empurram o olhar). A combinação desses fatores faz o olhar percorrer o caminho das nuvens até a montanha maior no horizonte. A cor forte do céu também é um elemento que atrai o olhar.

Na análise dessa imagem podemos listar alguns conceitos:

  • Formas escuras e/ou simples empurram ou repelem o olhar
  • Formas claras e/ou complexas atraem o olhar
  • Curvas em "S" são naturalmente atraentes e costumam ser percorridas pelo olhar. São mais fortes se começam num canto da foto. E são mais fortes se estão totalmente contidas na foto (nesta minha foto uma perna do "S" está invadindo a lateral esquerda da foto).
  • Cores vivas também atraem o olhar

Tudo isso é teoria, mas às vezes explica o motivo de uma foto ser atraente. Podemos usar esses conceitos conscientemente, mas muitas vezes fazemos isso sem perceber, o que só confirma a força dessas formas e fluxos no nosso subconsciente.

4 comentários:

Deixe aqui seu comentário.