domingo, 7 de setembro de 2008

Escalada e Meditação - Parte 2

Existem momentos em que bate uma grande insegurança durante uma escalada. Nessas horas parece que estamos pensando mais na distância da proteção abaixo do que no lance que temos que superar acima. Resistimos a abandonar algum apoio confiável e muitas vezes nos cansamos muito, perdendo uma energia que pode fazer falta depois.

Talvez o lance esteja realmente acima da nossa capacidade, mas não se pode avaliar isso dominado pelo medo, com mãos suando frio e o corpo tenso. O primeiro passo é reassumir o controle, ou como se diz nos grupos de Meditação, "voltar pro Centro".

Como nessas horas não dá para sentar e meditar por alguns minutos, a saída é fazer exercícios chamados "âncoras", que rapidamente trazem de volta o foco e eliminam parte da tensão corporal. Alias, vale lembrar que a escalada flui melhor com o corpo sem tensões, quando os movimentos saem naturalmente.

Abaixo algumas âncoras, que ajudam muito a estar no estado mental correto para escalar:


  • Acordou pilhado, com o estômago embrulhado pensando no crux da via. Escolha uma parte do corpo como âncora, de preferência uma mão ou um pé. Mantenha o foco nesta parte do corpo, tentando sentir (sem tocar). Isso funciona muito bem durante a caminhada de aproximação. A tendência é chegar na base da via mais sereno, com um bom estado mental para escalar.

  • Você já está na base da via, bastante tenso. Pare um pouquinho e use a mão como âncora. Tente sentir suas mãos (sem tocar). Quando conseguir sentir as mãos tente sentir individualmente cada um dos dedos. Se você conseguir é sinal de que já recuperou boa parte do foco. Hora de entrar na via, tranquilo.

  • Você já está na rocha e "pilhou" para passar num lance. Nessas horas a respiração fica curta e rápida, limitada pela própria tensão corporal. A dica aque é fazer a âncora na respiração, ou seja, respirando longamente e tentando imaginar a tensão corporal como uma energia ruim deixando o corpo.

  • Uma outra boa dica é aproveitar trechos fáceis da via para se preparar para os difíceis. Ao invez de passar nesses lances de forma displicente, passe com atenção, principalmente tentando fazer um perfeito trabalho de pés. Isso vai te deixar mentalmente mais focado para encarar as passadas mais duras.

E lembre-se; tente fazer isso sem tensão corporal, pois em grande parte é essa tensão que consome nossa energia e dificulta os movimentos.

Escalada e Meditação, parte 1: http://amagiadamontanha.blogspot.com.br/2008/09/escalada-e-meditao.html

3 comentários:

  1. Muito Bom! Realmente a meditação ajuda muito!!

    ResponderExcluir
  2. Muito legal o blog, adorei, lindas fotos, vou olhar com calma depois...beijao e keep on climbing

    ResponderExcluir
  3. na verdade o meu blog d escalada é www.minhascertezasincertas.blogspot.com, eu postei com o blog da minha associação..desculpa
    bjos ale floripa

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário.