quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Pedra da Ferradura - Novo Point de Escalada em Móvel

A Pedra da Ferradura foi assim batizada por ficar logo acima da "Curva da Ferradura" no início da descida para Secretário, pelo asfalto vindo de Pedro do Rio, Petrópolis. O acesso é fácil, numa curta caminhada a partir da pista. A pedra é bem visível, mesmo de dentro do carro.
Na imagem acima estão as duas vias consquistadas hoje - 20/11/2008 - por mim e pelo Alex Che. Em vermelho a via que inaugurou o point, chamada Alexandre Motta - 2ºIII E2 100m - toda em móvel incluindo a primeira parada e o final (em uma grande árvore). Em azul está a linha direta para rapel, que futuramente será também uma via de subida. O primeiro rapel é do tronco da árvore e os seguintes são em dois grampos (é preciso uma corda de 60m). Em amarelo a segunda via aberta, chamada Fernando Funchal - 3ºIV E2 90m - também toda em móvel, mas com a primeira parada em grampo, pouco abaixo de um tetinho. O final também é na árvore.
Abaixo algumas fotos das respectivas conquistas:

Ai sou eu, iniciando a conquista da via Alexandre Motta. A primeira enfiada tem uma passada de II logo no início e depois uma fácil rampa. Na sequência um diedro com pega pela direita que dá um III. Na metade deste diedro fica a primeira parada, que é em móvel. Na sequência, conquistada pelo Alex, a via faz uma pequena travessia para a esquerda, pegando um segundo diedro (pega pela esquerda) também de III seguido de uma rampa com pedras soltas. No final uma laca e acima a grande árvore, que serve de parada.

Acima o Alex, no diedro da primeira enfiada da via Fernando Funchal, pouco abaixo do crux. A via inicia numa fácil rampa para a esquerda seguida de um lance de aderência. Na sequência um bonito diedro com pega pela direita que termina no crux da via, um IV. Depois de uma pequena travessia para a esquerda a via entra numa calha, onde fica o grampo da primeira parada.

Alex se preparando para bater o grampo, ao final da primeira enfiada da via Fernando Funchal.

Ai eu estou iniciando a conquista da segunda enfiada da via Fernando Funchal. A segunda enfiada começa numa delicada subida com pedras soltas, num lance que pode ser feito em chaminé, que dá um III. Depois pega uma bonita fissura frontal acima de um tetinho e segue meio em diedro, meio em aderência até iniciar uma travessia para a direita por um trecho de pedras soltas até a árvore do final da via Alexandre Motta.
Ainda conquistando a segunda enfiada da via Fernando Funchal, pegando a fissura acima do tetinho. O cuidado ai é para não deixar cair uma das muitas pedras soltas.

4 comentários:

  1. Fala Didi,

    Muito bacana esse novo point de escaladas. Quando eu for a Petrópolis, vou querer escalar ai.
    Conheci uma galera muito boa aqui em Varginha. Temos um pequeno, mas muito bom, muro pra treinar.
    Aqui, tem um point de escalada esportiva, com o pitoresco nome de "morro do carrapato".
    O lugar é bacana, com vias de 6º até 9º.
    Nas cidades vizinhas, tb tem bons locais para escalar.
    Quando tiver um tempo, venha me visitar e fazer umas escaladas regadas a pinga com pão de queijo!!!!!!!

    Abraços.
    Marcelo Mussel

    ResponderExcluir
  2. Fala Marcelo, ficou babando né !!! Morro do Carrapato eu tô fora, mas pinga com pão de queijo é bom !!! Grande abraço !!!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário.