terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Intervenções na Montanha. Qual o Limite Ético?


Protejam o carater natural e selvagem das montanhas e paredes

A recomendação acima é parte da Declaração do Tirol sobre a Melhor Prática em Esportes de Montanha, promulgada pela Conferência sobre o Futuro dos Esportes de Montanha em Innsbruck, em 8 de setembro de 2002, contém um conjunto de valores e máximas que proporcionam uma orientação sobre a melhor prática em esportes de montanha.

http://www.femerj.org/etica/dec_tirol.html (versão traduzida)

A Declaração do Tirol estabeleceu, na frase que abre esse artigo, o limite ético que deve orientar montanhistas e unidades de conservação quanto às intevenções nas trilhas, paredes de montanhas. Pra ilustrar, apresento abaixo alguns exemplos da clássica Travessia Petrópolis - Teresópolis, que está dentro da UC Parque Nacional da Serra dos Orgãos.

Na foto acima está o trecho conhecido como "Elevador". Trata-se de uma rampa bem íngreme com uma fina camanda de solo e vegetação. Como o uso da trilha a capa de solo cedeu, expondo a rocha. Para manter o traçado da trilha e evitar o desgaste da vegetação das laterais, foi instalada uma escada de tachões.

Na foto mais afastada é fácil ver como a escada limitou o desgaste à linha da trilha, o que não acontece imediatamente acima do último degrau, onde já é visível o alargamento do caminho, expondo a rocha.

Está foi portanto uma intervenção desejável, pois a intenção foi proteger o solo e a vegetação da encosta.
Outra boa intervenção, um trabalho voluntário do montanhista petropolitano Endre de Gyalokay. Num grotão bem no final da Travessia o solo arenoso estava se desfazendo. O terreno, desprovido de rocha, não suportava o tráfego de caminhantes. O Endre então projetou e levou a escadinha da foto acima, interrompendo o processo erosivo.

A foto acima é a do lance mais famoso da Travessia, o lance do Cavalinho. É um lance exposto e íngreme, fácil de passar de mochila leve, mas um pouco trabalhoso de cargueira.

Houve muita pressão por parte de condutores comerciais, no sentido de montar uma escada ali. A idéia era facilitar e tornar o lance mais seguro.

O assunto foi amplamente discutido na Câmara Técnica de Montanhismo e Turismo do Parque, e a conclusão foi de que o lance era uma dificuldade natural da trilha, sem erosões ou desgastes que justificassem alguma intervenção. A única concessão foi a manutenção de um grampo "P" no topo do lance, permitindo ao guia dar segurança aos seus participantes. Assim, o tradicional "lance do cavalinho" foi mantido na sua forma natural, o que foi bastante comemorado pelos montanhistas.
A foto acima não chega a ser uma intervenção propriamente dita, mas é a forma feia de sinalizar uma trilha. Pra piorar, a seta desta foto ainda estava apontando para o caminho errado...

Fica muito mais integrado ao ambiente sinalizar trechos de laje com marcos ou totens de pedra, como na foto acima.

Podemos citar também como exemplos de boas intervenções:
- Calçar com pedras trechos lamacentos
- Manter a trilha aberta, para evitar que pessoas se percam e abram novas trilhas
- Fechar atalhos
- Colocar pedras em erosões, interrompendo o processo

E como exemplos do que se deve evitar temos:
- Colocar cruzeiros em topo de montanha
- Colocar cabos, cordas ou escadas, em trechos de escalaminhada na rocha (onde não existe desgaste).
- Pintar setas

Como resumo de todo o que foi dito, vale a máxima:

"As montanhas são como são. Nunca tente rebaixar o nível da montanha para o seu nível. O correto é elevar o seu nível para o nível da montanha".

12 comentários:

  1. Muito legal e esclarecedor o seu texto. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. gostei muito do texto,
    é bem curto, mas muito adequado para as situações que regularmente encontramos nos parques brasileiros

    ResponderExcluir
  3. Eliana (Santo Aleixo)
    Seu blog tá bem maneiro hein!
    Gostei muito!!!
    Se puder, divulga as caminhadas, valeu!
    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já divulguei Eliana !! Os posts sobre Santo Aleixo estão entre os mais visualizados. Grande Abraço !

      Excluir
  4. Belo seu blog;
    Lição de vida saúde e vigor, parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Oi Waldyr!
    Parabéns pela matéria!
    Muito esclarecedora...

    Nos mostra que há intervenções benéficas que conseguem minimizar o impacto provocado pelo grande fluxo de caminhantes nesta trilha tão frágil!

    Sucesso!

    Beijo grande pra ti!

    ester

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário.