segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Caminhar faz o Caminho...

Experimente caminhar sozinho de vez em quando. Acorde cedo, escolha algum lugar... pode ser uma floresta, ou montanha. Não importa. O que importa é curtir esse momento especial de estar com você mesmo.

Ao caminhar sozinho a percepção aumenta - sons, cheiros, detalhes que a gente não costuma perceber caminhando em grupos. Surgem emoções, medos até. Tem que respirar fundo e seguir caminhando. Tudo tem uma dimensão diferente, mais dramática. O silêncio, no início quase incômodo, vai se tornando um grande amigo. Afinal, é no silêncio que conhecemos a nossa verdade.

Já fiz muitas trilhas sozinho. Algumas vezes entro na portaria do Bonfim às dez da noite de sexta feira e vou caminhando até o dia clarear na Travessia Petrópolis-Teresópolis. Vou de mochila leve, e principalmente de alma leve. Outras vezes quero apenas fazer uma trilha fácil pela mata, como a trilha do Véu da Noiva ou dos Pinheirinhos. Respirar ar puro, vivenciar a floresta, tomar um banho gelado na cachoeira.

Não deixe de caminhar em grupos, pois isso também é muito bacana. Mas de tempos em tempos faça uma caminhada sozinho. Vá traquilo, aguçando a percepção enquanto caminha. Surpresas podem acontecer...

8 comentários:

  1. Totalmente apoiado!

    Dê uma lida no meu post sobre caminhada solo (http://blog.blag.us/solo/) em que eu apóio essa polêmica técnica, conto minhas histórias e dou dicas de como fazer solos com mais conforto e seguraça

    Lex

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom Lex ! Recomendo a todos a leitura do seu post.

      Excluir
  2. Caminhar só ou acompanhado, dependendo da companhia, claro, é sempre muito mais aconselhável e um prazer a mais.
    Mas, tenho lá meus experimentos de trilhas andando só, mal acompanhada e bem acompanhada e conluí, que o importante é caminhar e estar em paz consigo mesmo.
    Recomendo para qualquer um nesta vida, que caminhar faz bem à saúde, ajuda a gente viver melhor e subir montanhas e picos, fazem com que a gente tente entender o verdadeiro sentido da vida.

    Beijos,
    Luciana Sobral.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal Luciana !! O montanhismo é democrático. Cada um encontra a sua curtição.

      Excluir
  3. Apoiadissimo, faço isso de tempos em tempos, muito bom estar consigo msm

    ResponderExcluir
  4. Até ando em silêncio, mas sozinha não tenho muita vontade...já andei muitas vezes só em lugares bem remotos, mas com certeza o medo fez companhia...

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário.