sábado, 13 de abril de 2013

A Incerteza na Fotografia de Montanha

(clique na foto para ampliar)

Um dos grandes dilemas da fotografia de montanha é a incerteza.

Você pode simplesmente sair por aí com a câmera na mão "colhendo" o que a natureza te oferece. É até possível fazer fotos boas assim.

Mas quando você começa a observar a luz ao longo do dia, ou ao longo das estações do ano, os tipos de formações de nuvens, as florações da árvores, etc., você pode começar a planejar as fotos, aumentando muito as chances de fazer uma grande foto.

Em dias limpos, comuns no inverno, é possível fazer planejamentos super detalhados com alto grau de acerto. Mas nem sempre esses dias de céu azul rendem as melhores fotos. Fotos com céu limpinho tendem a ser monótonas.


Já nos dias de tempo mais incerto é até possível fazer algum planejamento. Quando as coisas dão certo é nesses dias que fazemos as grandes fotos. Um céu carregado, raios de sol, nuvens nas mais variadas formas, luzes e sombras... a natureza que nos encanta e até nos assombra.

(clique na foto para ampliar)

(clique na foto para ampliar)

(clique na foto para ampliar)

Mas nessas condições muitas vezes acabamos voltando para casa sem foto alguma, quando não voltamos molhados, enlameados, com frio...

Cabe ao fotógrafo de montanha ter a sabedoria para lidar com essa incerteza, comemorando como um prêmio as grandes fotos, ou comemorando estar na montanha com os amigos quando as fotos não são possíveis.

(Flávio Varricchio, Jorge Goettnauer, Caio Garin e Waldyr Neto)

A foto acima foi tirada no Alto da Ventania, uma montanha que fica na Serra da Estrela, Petrópolis. Iniciamos a subida numa madrugada de sexta para sábado neste outono. A entrada de uma frente fria e o nascer do sol sobre as montanhas da Serra dos Órgãos poderiam render algumas boas fotos. Arriscamos... mas ao chegarmos no topo entramos numa nuvem. Visibilidade zero. Sentamos numa pedra e ficamos curtindo o silêncio até o dia clarear.

Na busca das grandes fotos de montanha é preciso arriscar. Quando dá certo vale por todas as vezes em que não deu.

E no fim das contas estar na montanha com os amigos ainda é o que realmente vale a pena.


Gostou do texto? Quer saber mais sobre o planejamento de fotografias de paisagem?


8 comentários:

  1. É muito sábio da sua parte a forma como você lida com a incerteza. Imagino que isso deva adicionar uma grande satisfação quando consegue uma boa foto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza Rodrigo ! Quando dá certo é uma grande satisfação. Mas quando não dá a gente tem que levar na boa e partir para a próxima. Obrigado por comentar !

      Excluir
  2. Nessa época é complicado um planejamento,mas como vc disse,usando os filtros rendem ótimas fotos,mas prefiro inverno,as cores são mais saturadas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem razão Flávio! A melhor luz é do final do outono e início do inverno. No final do inverno o ar já está muito seco e começam as queimadas. Como isso começa a ter muita partícula no ar e a visibilidade diminui.

      Excluir
  3. De uma maneira ou de outra, você sai de alma lavada (e, por vezes, com o corpo também)... ;)

    ResponderExcluir
  4. Acho q o importante mesmo é estarmos na montanha.As vezes a natureza nos permite uma grande foto, às vezes nos oferece apenas a oportunidade de recarregar a alma sem cobrar nada por isso, e sem nenhuma grande foto de lembrança.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário.