Esses dias recebi uma mensagem do talentoso cinegrafista Stefan Hess. Suiço radicado no Brasil, o Stefan tinha uma encomenda de imagens e filmagens de montanhas, especialmente Serra dos Órgãos. Depois de pesquisar meu portfólio e alguns artigos deste blog, ele imaginou que eu poderia ajudar no planejamento e execução do trabalho.
Clique aqui para conhecer um pouco do trabalho do Stefan Hess
Fizemos uma reunião, discutimos locações, custos, etc., e montamos um projeto. O cliente propriamente dito ainda não aprovou a proposta, mas nós resolvemos arriscar e iniciar a captura das imagens.
A primeira trip foi mais ou menos um aquecimento. Fizemos uma subida de carro na Pedra da Lagoinha num fim de tarde nublado e conseguimos capturar um bom material para montar um time-lapse de nuvens em movimento. Depois madrugamos e fizemos uma subida noturna no Alto da Ventania. Nesse dia a puxada de equipamentos envolveu três mochilas cargueiras, uma com o Stefan, uma com seu filho Ian e uma comigo. Um amigo, Eduardo Gelli, acabou indo junto.
O treino foi bom - caminhada noturna, mochilas pesadas, preparar equipamento no escuro... bem as situações que vamos encarar durante o projeto. O amanhecer foi muito bonito. O Stefan conseguiu mais algum material e eu aproveitei para fotografar um pouco.
Na semana seguinte, quase Natal, partimos para a segunda etapa; uma série de tomadas no entorno do Dedo de Deus. O Ian não pôde ir e eu convidei o Eduardo Gelli novamente, mas dessa vez para dar uma força nos transporte dos equipamentos.
O grupo se reuniu à tarde no Mirante do Soberbo. O tempo estava bom e nós fizemos algumas tomadas em um ponto mais adiante na estrada, e depois fechamos a tarde no Soberbo mesmo. Trabalho encerrado, demos entrada no Parque Nacional da Serra dos Órgãos e montamos nosso acampamento no camping da sede. Jantamos "Rap10" com queijo, tomate e orégano e planejamos nossa saída noturna para a trilha Cartão Postal.
Nascer do Sol: 6:06 h
Chegada no Mirante: 5:00 h
Início da caminhada: 4:00 h
Acordar: 3:40 h
Na madrugada cumprimos nosso planejamento à risca e pegamos um lindo amanhecer.
(Clique na imagem para ampliar)
A descida, já de dia, foi tranquila. As mochilas bem pesadas incomodavam um pouco, mas o astral era ótimo.
Na nossa base fizemos um bom café da manhã e descansamos um pouco.
A luz mais dura do dia não era propícia para filmar ou fotografar. Aproveitamos então para passear um pouco pelo Parque. Fomos até a Barragem e Trilha Suspensa. Tentei fotografar alguns amiguinhos da vida selvagem da Serra dos Órgãos.
Na volta almoçamos Miojo com um molho apimentado de lula que o Stefan fez. Delícia! Depois fizemos um rápido bate-e-volta no Piscinão e Bosque Santa Helena pra fazer digestão.
Lá pelas 16:00 h botamos as cargueiras no lombo e partimos novamente para a Trilha Cartão Postal. Ficamos no Mirante até o anoitecer e conseguimos mais algum material. Aqui um registro dessa tarde.
Mais tarde no camping fizemos a nossa última janta, tentando raspar o tacho - Rap10, Miojo, queijo, suco, etc. Acabamos mudando os planos e decidimos arriscar um amanhecer na Pedra da Tartaruga, no Parque Municipal Montanhas de Teresópolis.
Planejamento:
Nascer do Sol: 6:06 h
Chegada: 5:00 h
Início da caminhada: 4:40 h
Saída do Parque: 4:00 h
Acordar: 3:40 h
Na madrugada acordamos bem cansados mas organizamos tudo e partimos de carro. A subida foi tranquila e o tempo estava ótimo. Foi talvez o nosso momento mais proveitoso para filmagem.
Fechamos nossa trip com chave de ouro e fomos tomar café numa padaria. Depois voltamos para o Parque para desmontar acampamento.
Era dia 24 de dezembro, véspera de Natal. Hora de pegar a estrada de volta pra casa... Que venham as próximas etapas do projeto, que envolvem os acampamentos na parte alta do Parque! Mas agora depende do cliente aprovar...
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário.