terça-feira, 9 de outubro de 2012

Mapeando o Abraço na Serra dos Órgãos


Durantes as caminhadas da 1ª Expedição Caminhos da Serra do Mar surgiu a idéia de um pedal circundando a Serra dos Órgãos. A galera do Parque - Fred, Ivan, Léo Holderbaum - já estava pensando em batizar esse circuito de Abraço na Serra dos Órgãos. Faltava mapear esse circuito para avaliar o grau de dificuldade. Acabei encarando essa empreitada e fiz o circuito todo marcando no GPS.

Importante: No plano original o Abraço começa e termina na sede do Parque, em Teresópolis. Mas como moro em Petrópolis comecei e terminei no Alto da Serra, pertinho de casa.

A primeira parte é a descida da Serra Velha. 800m de desnível em paralelepipedo. Descida rápida, mas um pouco cansativa pois a bike vai socando no piso irregular. Fiz todo o circuito com pneus bem cheios, mas aqui talvez seja melhor baixar um pouco a calibragem.

Descida a Serra, começa um longo e rápido trecho praticamente no nível do mar - Raíz da Serra, Fragoso, Cachoeira Grande, Rio do Ouro, Santo Aleixo, Parada Modelo, Guapimirim. Em Santo Aleixo temos uma linda vista da Serra dos Órgãos



A partir da entrada de Guapimirim começa a subida da Serra de Teresópolis. A inclinação não é tão forte, mas a longa subida acaba sendo bem desgastante. Esse é o trecho mais cansativo do Abraço. A chegada no topo da Serra é uma vitória.


Vencida a Serra, o caminho passa pela sede do Parque Nacional da Serra dos Órgãos e depois atravessa a cidade de Teresópolis. Esse trecho é um curto descanso até a próxima subida, na estrada que liga Teresópolis a Itaipava. Essa subida é um pouco mais inclinada, mas é mais curta e com alguns trechos sombreados. Considerando que no trecho de Magé e Guapimirim se está praticamente ao nível do mar, é impressiontante chegar ao topo dessa subida a 1.430m de altitude.

A descida é espetacular, com bom piso e muitas curvas. É fácil manter velocidades acima dos 50km/h durante os impressionantes 12km de descida. O grande momento do dia.


No final dessa estrada se chega a Itaipava, com boas opções de lanche. A partir daí o caminho segue subindo a Estrada União e Indústria rumo a Petrópolis. O trecho é rápido e a subida não assusta. Após passar pelo Centro Histórico de Petrópolis o caminho chega ao Alto da Serra completando o Abraço na Serra dos Órgãos.

Dados desse circuito mapeado:
  • Distância: 126km
  • Elevação acumulada (soma das subidas) 1.842m verticais
  • Tempo total, incluíndo paradas: 10:30 horas
  • Tempo de pedal: 8:15 horas
Enfim, um circuito bonito mas um pouco exigente, como mostra a altimetria:


4 comentários:

  1. Grandíssmo Abraço Waldyr!!!!!Eu estava descendo a serra em direção a Santo Aleixo e comentei no carro que o vi subindo no gás do pedal.Parabéns mesmo. Aos amantes do cicloturismo esse me parece ser aquele treino de montanha, let´s go.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal !! Acho que não tava nessa pressão toda... rsrs Mas foi um belo treino de montanha com certeza.

      Excluir
  2. Maneirissimo, que tal um torneio "abraço no parnaso", vamos amadurecer esta ideia !!! Conto com vc. Abç

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário.