segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

Como fazer uma foto de paisagem com Lua cheia

Por Waldyr Neto - 

 
Lua cheia se pondo sobre os Portais de Hércules, Serra dos Órgãos
(clique na foto para ampliar)

A lua de sangue com eclipse está chegando. É hora de estudar os horários e locações para tentar um bom registro desse evento. Tudo ainda depende de São Pedro... mas de nossa parte o importante é estar preparado.

Nota do autor em 24/07/2018: Este artigo foi originalmente escrito para a Lua cheia de novembro de 2016 e agora eu fiz uma pequena revisão e atualizei os dados para a Lua cheia do dia 27 de julho.

De volta ao texto...

Nesse artigo eu explico como fazer esse tipo de foto. Não necessariamente fotos isoladas da Lua, que são comuns e bem fáceis de fazer. A questão aqui é inserir uma bela lua cheia numa foto de paisagem.

Em tempo, o aplicativo do blog compromete bastante a qualidade das fotos. Você pode clicar para ampliar (melhora um pouco) ou visitar meu álbum de fotos no Flickr.

Se animou? Continue lendo...

A primeira questão importante é entender que uma foto da Lua é tipicamente uma foto diurna. Apesar de ser noite na Terra, você está fotografando o dia da Lua, certo? Uma Lua cheia é extremamente luminosa e é até possível fazer fotos na mão, sem tripé. Na prática é bom usar o tripé para garantir uma foto bem nítida. Tome cuidado para fazer uma boa exposição e não perder os detalhes.



Já inserir a Lua numa foto de paisagem é um pouco mais complicado. Vamos por partes...

A primeira questão é entender o que é a Lua cheia. Basicamente é uma questão de ponto de vista. A Lua está cheia quando você está de frente para ela e de costas para o Sol, ou seja, quando a Lua está sendo iluminada frontalmente, a partir do seu ponto de vista. Colocando de outra forma, é quando Sol e Lua estão em lados exatamente opostos no céu. 

Entender isso é fundamental para as nossas fotos, pois exatamente na Lua cheia os horários de nascer do Sol e pôr da Lua, e também pôr do Sol e nascer da Lua, quase coincidem. 

Vejamos os horários da Lua Cheia desta sexta feira, dia 27 de julho de 2018 (tendo como referência Petrópolis - RJ e utilizando o aplicativo The Photographer's Ephemeris)

Manhã:
Pôr da Lua: 6:11 a 248,7º
Nascer do Sol: 6:28 a 69,5º

Tarde:
Nascer da Lua: 17:27 a 110,5º   (com lua de sangue e eclipse lunar)
Pôr do Sol: 17:29 a 290,4

Reparou as coincidências? 

A segunda questão a considerar é o alcance dinâmico (dynamic range), que é o tamanho do contraste de uma cena. Entenda-se por contraste a diferença de luminosidade das partes mais claras e mais escuras. Nossos olhos, por conta do processo de dilatação e contração da pupila, têm uma tremenda capacidade de enxergar detalhes numa cena com muito contraste. Quando vemos uma Lua cheia alta no céu conseguimos também distinguir nuvens, estrelas, a silhueta das montanhas, etc. Já os sensores das nossas câmeras lidam com um contraste bem menor, por volta da metade do que lida o olho humano. 

Conclusão: Com a Lua cheia alta no céu, se a gente acertar a fotometria da Lua, o resto da cena fica preto; e se a gente acertar a fotometria do resto, a Lua fica estourada. 

Como resolver?

É simples - basta aproveitar aquele momento mágico do nascer e pôr da Lua cheia. Lembra que isso acontece em horários muito próximos do pôr e nascer do Sol respectivamente? É aí que está o segredo. Com a luz do sol na cena o fundo se ilumina, e num curto espaço de tempo temos a luminosidade de Lua e da paisagem equilibradas.

Pôr da Lua ao lado do Pico do Congonhas
(clique na foto para ampliar)

Como fazer (passo a passo):

  1. Estude os horários e defina onde fazer a foto. O aplicativo The Photographers Ephemeris ajuda muito.
  2. Chegue cedo, escolha o enquadramento e monte a câmera no tripé. 
  3. Se for de manhã, vai estar bem escuro e a Lua vai estar um pouco acima da linha do horizonte. Se a foto não tem primeiro plano o foco pode ser na Lua. Se tiver primeiro plano é importante utilizar o conceito do hiperfoco. Faça algumas fotos e se certifique de que a fotometria da Lua está correta, ou seja, bem clara mas sem estouros. A chave aqui é não perder os detalhes da Lua.
  4. Algumas pessoas gostam muito de saber os dados da foto. Com o tempo isso deixa de ser importante, mas acho que é legal dar um exemplo aqui como um ponto de partida: Use a câmera no modo "M" com ISO 100 e abertura f/8. O tempo para fotometrar a Lua cheia pode ficar em torno de 1/40s, talvez um pouco mais ou um pouco menos. O importante é manter fixos o ISO e a abertura e ir variando o tempo para encontrar a fotometria correta.
  5. O dia vai clareando e você segue fazendo fotos com a Lua bem exposta, sem estouro. Como o passar do tempo o fundo começa aparecer. Mais uns minutinhos e a luz fica bem equilibrada. Continue SEMPRE fazendo a fotometria pela lua. A paisagem se revela sozinha. 
  6. Depois de mais um tempinho a claridade do dia fica muito intensa e a Lua perde o encanto, ou seja, fica bem apagadinha. A janela de tempo que a gente tem para fazer essas fotos é pequena. Se bobear perde.
  7. Se for de tarde o processo é bem parecido. A paisagem vai do claro para o escuro, mas o processo é o mesmo, ou seja, acerta a fotometria da Lua e espera a luz equilibrar. 
De manhã, Lua cheia ainda alta e pouca luz na paisagem

Dia começa a clarear e a luz começa a equilibrar. Quase lá...

Luiz mais equilibrada e Lua já perto da linha do horizonte. Esse é o instante mágico da foto

Repare nas três fotos acima que a luminosidade da Lua é sempre a mesma, e o que muda é a luz da paisagem. 

É isso aí pessoal! Torço para que São Pedro nos ajude e que todos consigam suas fotos da lua de sangue com eclipse. O método explicado acima funciona e eu mesmo já fiz várias fotos com ele.

Boa sorte à todos! 

Nascer da Lua cheia visto do Alto da Ventania, Petrópolis
(clique na foto para ampliar)


Gostou do artigo? Quer ir mais à fundo nessas técnicas? Conheça a Oficina de Fotografia com Waldyr Neto.




33 comentários:

  1. artigo maravilhoso.... espero a colaboração de São Pedro para a noite de super lua.... obrigado por compartilhar tanto conhecimento e espero nos encontrar um dia desses num workshop pelas montanhas. forte abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é... torcendo pra São Pedro ajudar. Obrigado por comentar!

      Excluir
    2. O PPPPPPPPPIIIIIIIIIIIIIII (censurado) sabotou. rsrsrs

      Está chovendo paca no Rio de Janeiro.

      Excluir
  2. Qual lente no minimo seria nescessario para captar uma boa imagem ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Camila, uma 200mm é uma boa pedida, pois te permite enquadrar a paisagem e ainda ter a lua num tamanho legal.

      Excluir
    2. Depende de quanto da paisagem quer enquadrar.

      Excluir
  3. Parabéns belo artigo, minha 70-300mm já está esperando a super lua... Vamos que vamos depois postamos o resultado aqui.

    ResponderExcluir
  4. Quando S.Pedro dá uma de assistente, as chances aumentam.

    ResponderExcluir
  5. Desculpe a franqueza Prezado Waldyr Neto!! Em minha consciência (aquela que me conduz) e experiência pessoal preciso comentar: achei algumas das fotos super-saturadas, outras sem nitidez!! Infelizmente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ps: meu nome a Paulo Campos

      Att.

      Excluir
    2. Oi Paulo, obrigado por comentar. Aqui no blog a foto perde muito em qualidade. Clicando e abrindo a foto melhora um pouco, mas não não fica bom como no Flickr.

      Excluir
  6. Eu como muitos esperando a Super Lua....Há meses...
    E aqui Só chuvas, já são 3 dias desde sexta a noite que chive direto....E previsão para amanha ?
    CHUVAS !!!! PQP !!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse ano perdi várias luas por conta do mau tempo. Com essa não deve ser diferente.

      Excluir
  7. São Pedro foi muito malvado com os Cariocas. :^(

    Em eletrônica seu usa o termo Faixa Dinâmica, que é a tradução de "Dynamic Range" . Você usou a palavra em inglês "range" e misturou com a palavra em português "dinâmico". Ou seja, existe uma tradução boa em uso na Língua Portuguesa.

    Uma correção quanto ao "por volta da metade do que lida o olho humano". Na realidade o olho humano tem alguma coisa na ordem de 17 EVs, ou mais, de faixa dinâmica, e as melhores câmaras estão perto dos 14.5 EVs, e como EV é uma escala logarítmica, cada EV é uma potência de 2 de diferença, a diferença é na ordem de 1000 vezes.

    E o método descrito é genialmente simples. Adorei. É meio "A Hora Mágica da Lua.". Mas é aquilo de muito planejamento, e um curto intervalo de tempo para aproveitar.

    Poderia ter colocado um link para algum artigo sobre distância hiperfocal na palavra hiperfocal. Seria legal.

    Dias atrás eu fiz um HDR com a Lua e as nuvens. Ele pode ser visto aqui:

    http://jgoffredo.blogspot.com.br/2016/11/hdr-da-lua-com-nuvens-e-quebrando-regras.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por comentar Alfredo. Conforme os dados que tenho o olho humano, dilatando e contraindo a pupila, chega a lidar com 24 pontos. E com a pupila numa dada "abertura" teria 14. Mas enfim, depende da fonte pesquisada.

      Excluir
  8. Parabéns pela matéria Waldyr, tenho estudado e praticado um pouco em fotos noturnas e algumas vezes na lua, enfrento um pouco de dificuldade de focar ambas (paisagem/Lua), tenho usado uma 55/300, infelizmente com esse tempo, parece que hoje não terei essa oportunidade... mas vamos em frente. Mais uma vez parabéns, abs

    ResponderExcluir
  9. Muito legal! Obrigado! Agora é praticar! Parabéns!

    ResponderExcluir
  10. To esperançoso para dia 31 estar bem limpo o céu.
    Ótimo artigo!
    Um forte abraço!!

    ResponderExcluir
  11. Belo Artigo, parabéns.
    Vamos rezar para São Pedro. amém...

    Sei que a o Grande dia é dia 31, porem gosto de aproveitar a lua cheia um dia antes, para conseguir uma composição de contraste, sendo cidade x lua cheia, um dia antes vc tem a luz do sol antes de se por e a lua cheia nascendo branca no nascente.
    Foto no Instagram
    ( https://www.instagram.com/p/BLnxo0ohRjh/?taken-by=benhurbhmg ).
    Esta foto foi tirada nesta situação, serra do Curral Del Rey - Belo Horizonte/MG.

    Abraço a Todos e Boas fotos.

    ResponderExcluir
  12. Valeu muito bom. Por falar em foto noturna preciso de um tripé leve e firme ao mesmo tempo para levar preso a uma mochila. Vc pode me aconselhar algum? Rodney

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Rodney, obrigado! Eu costumo recomendar o tripé Manfrotto Befree, que é leve, compacto e relativamte firme. É um tripé de viagem.

      Excluir
    2. Obrigado. Realmente como aprendi com vc para dar um salto em qualidade precisamos usar o tripe. Fiz uma viagem e coloquei em pratica seu ensinamento sobre distância hiperfocal, fui bem mas não carregar um tripé prejudicou. Vou dar uma olhada no que sugeriu. Continue postando, abraço. Rodney

      Excluir
  13. Waldir, tenho uma dúvida, a super lua começa na virada do dia 30 pra 31, ou dia 31 pela manhã?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Silvia, a lua cheia é realmente no dia 31, perto de meio dia. Então no dia 30 ainda é crescente.

      Excluir

Deixe aqui seu comentário.