terça-feira, 30 de outubro de 2012

Pico do Congonhas e o Por da Lua



"A good photograph is knowing where to stand" Ansel Adams


A lua cheia de outubro caiu num dia de semana. Meio sem tempo para organizar uma trip fotográfica com os amigos pensei em madrugar, fazer uma foto da estrada e voltar para o café da manhã em casa.

Comecei a analisar o mapinha no TPE e fui "descendo a serra" de Petrópolis até um ponto onde a lua estaria próxima ao Pico do Congonhas. Fui descendo e cheguei à conclusão que a vista perfeita seria no Belvedere. Mas se eu fosse até o Belvedere teria que descer toda a serra para retornar. Acabei decidindo fazer a foto logo na entrada do retorno do Belvedere, uma pista com pouco movimento e praticamente como o mesmo ângulo em relação ao Congonhas e a Lua.

(clique na imagem para ampliar)

Na imagem acima a gotinha vermelha é o ponto planejado para eu fazer as fotos. As linhas azuis são as linhas da lua (azul claro = nascer da lua; azul escuro = por da lua) e as outras são as linhas do sol (linha amarela = nascer do sol; linha laranja = por do sol). A setinha vermelha, que eu incluí manualmente, indica o Pico do Congonhas

O sol nasceria às 6:09, e a lua ia se por às 6:28. Não parecia muito promissor, mas como a região é toda montanhosa, dava para prever que a lua se esconder por trás das montanhas um pouco antes, com o dia ainda escurinho.

Cheguei cedo, montei o tripé e fiquei curtindo o visual. A lua ainda alta estava e com brilho intenso, impossível de equilibrar com as montanhas escuras. Quando a luz começou a equilibrar a lua se escondeu nas nuvens. Achei que a saída estava perdida e pensei em ir me arrumando para ir embora.

Mas na última hora a lua surgiu por baixo das nuvens e eu consegui a minha foto.

(clique na foto para ampliar)

8 comentários:

  1. que quer dizer a setinha vermelha? e o ponto de interceção? No caso P Congonhas é a setinha? Aonde ficou o Belvedere e onde vc sentou o tripé?? oops... muita pergunta...mas sou um admirador da Lua, vc já sabe. Quero sempre conseguir chegar mais perto! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, reeditei o relato incluindo mais detalhes. O Belvedere é um mirante que existe na descida da serra de Petrópolis. Eu montei o tripé um pouquinho antes, num ponto onde conseguiria retornar para a pista de subida, evitando descer a serra toda. A setinha vermelha indica o Pico do Congonhas.

      Excluir
    2. ôpa valeu. Ajudou muito. Estou agora no TPE treinando. Tentando entender haja visto o pôr do sol fantástico sobre o Pontal do Recreio.

      Excluir
    3. Legal !! Ajusta a data e vê os horários e direção.

      Excluir
  2. Desde criança observava esse pico.Fantasiava estórias. ..ele ficava em frente a varanda da minga casa . Quando precisava meditar....ele era a única testemunha.Linda foto ... vc está de parabéns. ..obrigada por compartilha-la conosco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Prima Pimenta ! É uma bela montanha. Em 2002 estive no topo.

      Excluir
  3. Parabéns!
    Imagens maravilhosas do Pico do Congonhas. Da nossa casa temps uma vista extraordinária desse pico lindo e imponente. Entrei aqui procurando informações sobre esse Pucobe deu de cara com imagens maravilhosas.
    Vou clicar no workshop e se ainda estiver rolando vou divulgar em nossa página do Face e no nosso Insta.
    Gratidão!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário.