quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Dando Segurança com o Freio ATC

Os freios tipo “tubo”, mais conhecidos com ATC, praticamente substituíram os tradicionais freios “oito” na escalada tradicional. Mas ainda é comum ver escaladores usando esses práticos freios de forma equivocada, comprometendo a segurança.

Lembrando de um passado relativamente recente (até meados dos anos 90) os baudriers não tinham loop, e o fechamento era com a própria laçada da corda, que ficava na horizontal. Com isso o freio oito ficava também na horizontal e isso definia a posição das mãos ao dar segurança.

A partir do advento dos loops no baudrier e dos freios ATC, o posicionamento correto das mãos mudou, para uma forma até mais natural e eficaz. A mão que puxa e libera corda para o guia (guide hand) fica acima, e a mão que atua como freio em caso de queda (belay hand), fica abaixo verticalmente com o polegar para cima, o que é bem natural, pois a corda vem mesmo de baixo e o guia vai mesmo para cima.

O que é de vital importância é a atuação da belay hand, pois esta não pode sob hipótese alguma soltar a corda. Para isso, além de montar corretamente o freio, é preciso movimentar as mãos corretamente, conforme as imagens abaixo:

Posição inicial


Liberando corda para o guia progredir




Retornando a belay hand para a posição inicial, deslizando a mão fechada, sem soltar a corda. A guide hand pode até soltar a corda ao retornar à posição inicial.


Outra situação típica de erro é na segurança dada pelo guia ao participante. Nos tempos do “oito” era comum colocar o freio na própria parada. Com o “oito” funcionava relativamente bem, pois mesmo nesta posição ainda havia alguma torção da corda, gerando atrito de frenagem. Já com o ATC essa torção praticamente não existe, comprometendo a frenagem. O correto, ao usar um ATC, é passar a corda do participante numa costura na parada e usar o freio no baudrier.

Ao dar segurança, tanto para o guia quanto para o participante, é muito importante se manter atento, percebendo o avanço de quem está escalando, evitando retesar ou dar folga demais na corda.

4 comentários:

  1. Olá Waldyr! td bem!
    Otimo post! esclarecedor,mas me chamou a atenção
    foi o tipo de freio que estas usando.
    Ganhei um freio atc shape 1105 alpen pass
    A minha duvida é: qual a diferença entre este
    freio, e o atc alpen pass tradicional?
    [],ços
    shapiro

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    1. Ola Shapiro, em geral os freios tipo tubo tem uso bem semelhante. Esse artigo é válido para todos eles.

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  2. Adorei sua explicação sobre o ATC, a primeira vez que desci foi com um oito e desesperador deslizava rápido, um tempo depois resolvi descer de novo e usei o ATC, me senti mais segura ele corre menos dando mais controle na descida e vc pode usar a corda dupla, dando mais segurança. Karla Luz.

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    1. Legal que o artigo foi útil para você Karla.

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