segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Fotografando o Por da Lua Cheia sobre o Dedo de Deus



A Lua Cheia de agosto ia cair no dia 2. Dei uma estudada nos horários e vi que pela manhã o nascer do sol e o por da lua seriam exatamente no mesmo horário: 6:24 da manhã. A Lua ia se por a 257º. Abri o aplicativo The Photographers Ephemeris e gastei um bom tempo simulando vários locais e acabei descobrindo que se estivesse na Pedra do Elefante (ao lado da Vista Soberba em Teresópolis) veria a lua se por sobre o Dedo de Deus. (o por da lua é a linha azul escuro na tela do aplicativo). Uma condição bem interessante...


Local e horário da foto definidos, previsão de tempo bom, faltava definir como chegar lá a tempo de preparar tudo para a foto. Para isso eu fiz um planejamento reverso:
6:24 - por da lua
6:00 - começa a clarear
5:30 - chegar no topo e começar os preparativos
5:00 - início da subida
3:30 - sair de casa (Petrópolis)
3:00 - acordar...  

Convidei uns amigos no Facebook. Aceitaram o convite o Flávio Varricchio, o Arthur e o Eduardo Gelli. No dia 2 nos encontramos em Petrópolis na madrugada e partimos para Teresópolis. Subimos a montanha com lanternas e nos acomodamos no topo. Fazia frio, mas felizmente ventava pouco, o que é uma condição rara nesta parte da Serra. Montei a compacta Canon S95 num tripé e fiz o registro dos aventureiros no topo da montanha. Lá no fundo o topo do Dedo de Deus e a Lua Cheia.

Flávio, Arthur, Eduardo e Waldyr

A Lua já estava quase se pondo por trás das montanhas e ainda estava um pouco escuro. Mas quando a lua ficou por trás de uma núvem a luz equilibrou e eu consegui fazer a foto abaixo.


O equipamento utilizado foi uma Canon EOS 7D, lente Canon 15-85mm, tripé e dois filtros graduados Singh Ray sobrepostos (2 pontos e 3 pontos). Os filtros estão posicionados na diagonal, seguindo a linha das montanhas.

O dia foi clareando e eu fiz mais uns cliques.



Quando o dia clareou nós descemos a montanha e procuramos uma padaria em Teresópolis para um bom café da manhã. Agradeço a compania dos amigos Flávio, Arthur e Eduardo nessa aventura.


Workshop de Fotografia de Montanha - http://amagiadamontanha.blogspot.com.br/2012/10/i-workshop-de-fotografia-em-montanha.html

8 comentários:

  1. Parabens nao so pelas fotos que ficaram maravilhosas, mas tambem pelo espirito empreendedor demonstrado no planejamento e execução deste projeto.
    Abs
    Nascimento

    ResponderExcluir
  2. Lugar Mágico! Vista incrível.......eu quem agradeço o convite meu amigo!...nunca havia ido a Teresópolis, e na companhia de vocês foi bem bacana registrar esse momento!! Grande abraço, e muitas outras trilhas!.. Arthur

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Arthur !! Que venham muitas trilhas !!

      Excluir
  3. É assim mesmo...fotografia de paisagem exige planeamento minucioso. Meus parabéns pela foto e por todo o evento. Só tenho pena de não ter assistido ao evento pessoalmente...em todo o caso, eu não conseguiria subir durante meia hora, talvez conseguisse meio minuto ;-)

    Nanã Sousa Dias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Nana! Vou ver se me animo a escrever mais esses relatos sobre algumas fotos que eu fiz.

      Excluir

Deixe aqui seu comentário.