sexta-feira, 17 de julho de 2015

Açu Fotográfico


Nessa temporada de 2015 tive a oportunidade de ir ao Morro Açu duas vezes para fotografar. A primeira em meados de junho, com Flávio Varricchio, André Dib, Dmitri de Igatu e Miguel Buck. E agora em julho voltei com Marcos Guimarães e Louis Perry.

O Açu é a minha montanha das aventuras da adolescência. Um lugar que eu curto muito e volto sempre que possível. A maioria das pessoas acaba apenas pernoitando no Açu ao fazer a Travessia Petrô - Terê, e perde a oportunidade de explorar e conhecer esse lugar mágico.

Essa excursão de junho acabou sendo muito legal. Um daqueles raros encontros de bons fotógrafos onde a gente troca experiências e aprende vendo os colegas em ação. Pra completar o grupo era divertido e bom de montanha. Era uma excursão de 5 dias, organizada pelo Flávio, mas eu só pude acompanhá-los nos dois primeiros dias.


Nosso objetivo principal dessa primeira parte da excursão era fotografar o amanhecer nos Portais de Hércules, o grande mirante da Serra dos Órgãos. Pegamos tempo bom e eu fiz alguns bons cliques.





E o Miguel Buck me fotografou ainda concentrado no finalzinho da nossa seção do amanhecer. Um lindo registro.


(Flávio, Miguel, Waldyr, Dmitri e André - foto de André Dib)

A excursão de julho foi organizada pelo Marcos Guimarães. O Louis Perry, um velho novo amigo, estava voltando ao Açu depois de umas três décadas. Era um desafio para ele. Mas a subida foi tranquila, com sol forte e tempo bom.



Como chegamos no Açu relativamente cedo, montamos nosso acampamento e resolvemos passear pelo Circuito do Índio. As nuvens cirrus eram a moldura perfeita para as montanhas.


À noitinha fomos para o cume do Morro Açu para ver o por do sol.



Já após o por do sol o Marcos Guimarães me clicou...

(foto de Marcos Guimarães)

... enquanto eu estava fazendo essa foto aqui.


De volta ao acampamento, ficamos curtindo o lindo céu estrelado, típico do período de lua nova. Já tinha até guardado o equipamento, mas resolvi tentar uns registros das estrelas.


Ao final já era tarde e nós fomos dormir, com planos de fotografar o nascer do sol do caminho do Pico do Eco.

Depois de uma noite bem fria, madrugamos e nos equipamos para uma rápida caminhada até nosso point fotográfico. Espantamos o frio com um chá bem quentinho e partimos para a trilha.

O amanhecer foi cinematográfico, daqueles que valem a excursão. Bonito de ver e bem difícil de fotografar, devido ao contraste. Acabei conseguindo fazer um registro que foi bem fiel ao que vimos. Tem que clicar na foto e deixar a vista se acostumar, como foi na cena real.

(clique na foto para ampliar)

Depois ainda fiz mais uns cliques.





E fui clicado pelo Marcos, já com o dia clareando.

(foto de Marcos Guimarães)

Voltamos para o acampamento, tomamos um bom café e nos arrumamos para partir, de mochila pesada e alma leve...  É sempre bom voltar ao Açu.



2 comentários:

  1. Que lindo material Waldyr!!! Se me permitir, gostaria de compartilhar na página de nosso camping em Teresópolis, Lá recebemos muitos montanhistas apaixonados pela Serra dos Órgãos. Camping Clube Quinta da Barra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Carlos! Ainda não conheço o seu camping, mas tenho ótimas referências. Fique a vontade para compartilhar essa postagem.

      Excluir

Deixe aqui seu comentário.