terça-feira, 27 de setembro de 2016

Como fazer fotos panorâmicas


Deixo aqui aos seguidores do blog e aos amantes da fotografia de paisagem em geral, um pequeno tutorial de como fazer fotos panorâmicas. Esse material faz parte do Workshop de Fotografia de Montanha.

Nota: Não vou considerar aqui as panorâmicas automáticas feitas por algumas câmeras ou até smartphones, pois a saída é uma imagem em JPEG normalmente de qualidade inferior.

A forma mais simples de se fazer uma panorâmica é basicamente cropar (cortar) uma unica foto em formato panorâmico. Normalmente usamos este "crop panorâmico" quando o nosso enquadramento, com uma única foto, é suficiente para abranger a cena que queremos mostrar.


(clique na foto para ampliar)

Já a foto panorâmica propriamente dita é a montagem de várias fotos, possibilitando um enquadramento bem mais abrangente. Veja no slide abaixo como fazer a captura.


(foto de Flaviane Koti)

A captura deve ser feita preferencialmente no formato RAW. Para quem conhece a técnica de fotometria ETTR - Exposing to the Right, basta fazer a medição da luz na foto que tem as partes mais claras e depois replicar a regulagem para as demais fotos. Sombras mais fechadas decorrentes dessa captura serão recuperadas no tratamento.

O procedimento seguinte requer o Adobe Lightroom CC (ou versões posteriores que venham a ser liberadas). O motivo e a nova funcionalidade de montagem de panorâmicas, onde é possível montar uma panorâmica a partir dos arquivos RAW e no final se obter uma foto panorâmica também em RAW. 

Isso simplificou demais o processo de tratamento. Antes era preciso tratar cada foto individualmente até que um único ajuste pudesse ser aplicado igualmente a todas as fotos. E a panorâmica, normalmente montada no Adobe Photoshop, era um arquivo JPEG. 

Mas vamos para o processo novo! Certifique-se de que está no Adobe Lightroom CC e siga os passos do slide abaixo.


Com a panorâmica em RAW na tela, basta fazer o tratamento propriamente dito - tone mapping, ajustes de claridade e cor, nitidez, etc.

O resultado costuma ser bastante impactante.

(clique na foto para ampliar)


Para ir mais à fundo e dominar todas as questões envolvidas na captura em RAW e o posterior tratamento da imagem, conheça o Workshop de Fotografia de Montanha



6 comentários:

  1. Parabens pelas fotos e modo de abordar a tecnica.
    Muito bom!

    ResponderExcluir
  2. Suas fotos e seu desprendimento em ensinar são incríveis! Parabéns e obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, eu é que agradeço a visita Marcel. Grande abraço!

      Excluir

Deixe aqui seu comentário.