terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

O que tem na minha mochila?

Por Waldyr Neto - 

Foto de Marcelo de Podestá

Nesse novo artigo eu falo um pouco sobre equipamentos, não no sentido de fazer propaganda ou review de alguma coisa, mas para mostrar o que eu realmente uso em campo e também em casa para tratar as fotos. A decisão de comprar equipamentos em fotografia é sempre crítica - tudo é muito caro! Eu espero aqui conseguir passar umas boas dicas, principalmente para os novatos.

Acho que esse artigo tem também o sentido de desmistificar um pouco esse assunto. Fazer boas fotos depende de um conjunto de coisas - conhecimento fotográfico, conhecimento de edição, de luz, planejamento...    ...e também equipamento. Mais vale evoluir por igual em todos esses aspectos do que gastar todo o tempo e dinheiro em ter a câmera mais nova, o notebook mais poderoso, etc, deixando outros aspectos igualmente importantes em segundo plano.

Ficou curioso? Vamos lá então...

Câmera

Eu tenho uma Canon 5D mark II. É uma câmera full frame (sensor do tamanho de um filme 35mm) que foi revolucionária no final da década passada... Hoje tem gente que chama a 5D mark II de "a lendária". É uma câmera robusta, literalmente um trator. E entrega imagens maravilhosas. Mas não é uma câmera nova - do seu lançamento para cá já saiu a mark III e a mark IV.

Foto de Márcia Babtista

Câmeras são itens caros, e que ficam rapidamente obsoletos. Em outras palavras, câmeras desvalorizam. Você gasta uma grana e logo vê o valor de revenda descendo a ladeira. Por esse motivo eu defini uma estratégia - comprar a versão anterior à mais nova. Quando a Canon lançou a 5D mark III, eu comprei a minha 5D mark II de segunda mão. Em tese, agora que a Canon lançou a 5D mark IV, eu já estou procurando uma 5D mark III usada para comprar. Mas sem pressa...


Cuidado! Furor tecnológico pode fazer um verdadeiro estrago nas suas finanças!


Lentes

Com as lentes eu tenho uma preocupação bem maior. Lentes desvalorizam menos com o passar do tempo. A estratégica aqui é comprar e ficar. E por isso tem que escolher bem, e tem que comprar lentes boas. Eu tenho hoje quatro lentes. A primeira foi uma Canon 24-105mm f/4.0 L, que é mais ou menos a "lente do kit" das câmeras full frame Canon. É uma lente zoom média, ou seja, uma lente topa tudo. Depois comprei uma Canon 70-200mm F/4.0 L e uma Canon 17-40mm f/4.0 L. Essa última, a mais angular, é a que eu uso mais em fotos de paisagem atualmente. É a lente que fica montada na minha câmera. Pra fechar o "quarteto", tenho também uma lente Canon 50mm f/1.4 fixa. Essa é uma lente para retratos e temas que pedem desfoques. Não é uma lente que costumo levar para fazer fotos de paisagem.

Abaixo algumas fotos feitas com essas lentes:

Canon 24-105mm f/4.0 L

Canon 70-200mm f/4.0 L

Canon 17-40mm f/4.0 L

Canon 50mm f/1.4

Lente é coisa séria. E realmente recomendo comprar lentes boas e cuidar muito bem delas...

Tripé

E agora vamos ao tripé... um dos itens mais importantes na fotografia de paisagem. Bons tripés são caros e duráveis. Aqui é para comprar um bom e casar com ele. Mas pouca gente faz isso. O que mais se vê é tripé vagabundo que treme quando venta e que quebra à toa. Lembra do que eu falei sobre a coerência entre os itens - não adianta gastar todo o orçamento na câmera e não ter dinheiro para comprar um bom tripé.

Considerando o peso, o tamanho, e a robustez, eu recentemente decidi comprar um Manfrotto 190CXPro4. É um tripé de fibra de carbono com 4 estágios. E montei nele uma cabeça Manfrotto 498RC2. É uma cabeça de bola (muito melhor para usar em campo) com prato panorâmico.

Foto de Cynthia França

Esse conjunto eu comprei novo, foi caro, e eu comprei para casar. Sem arrependimento...  Esse é um dinheiro que eu tenho certeza que foi bem gasto.

Mochila

Esse é um item difícil de comprar. A maioria das mochilas ou é boa para montanhismo ou é boa para fotografia. Mas depois de muita pesquisa descobri a Mindshift Rotation 180 Pro, 38 litros. Uma mochila alemã que é simplesmente genial. É uma mochila de montanha + fotografia, com acesso fácil para o equipamento. Você pega e guarda a câmera sem tirar a mochila das costas, num sistema que gira a parte de baixo para frente, como uma pochete. Daí o nome "rotation 180".

Para quem se interessou, deixo aqui o link do fabricante. Tem outros tamanhos com esse mesmo sistema.

Pra variar pesquisei, pesquisei e consegui comprar usada, mas foi sorte. É bem difícil achar essa mochila no Brasil.

Flash

Pode parecer curioso ter um flash nessa lista. Não é um item que eu levo sempre, principalmente quando saio para fotografar sozinho. Mas em grupos eu gosto de levar para fazer fotos com a técnica "flash de preenchimento", ou seja, para preencher de luz um primeiro plano, normalmente com pessoas.

Foto com o uso de flash de preenchimento

Mas um flash com pilhas pesa... e eu só levo se sei que vou usar.

Meu flash é um 430 EX II, o mais leve da linha Canon.

Filtros

A lista aqui é pequena. Levo um polarizador circular, um ND de 4 pontos e dois filtros graduados da marca Galen Rowell, com seus respectivos suporte e anel. São filtros de 2 e 3 pontos, com transição dura (hard edge).

Adivinha... comprei usados!



Filtros ficam entre a luz e sensor, ou seja, sua qualidade interfere nas fotos. Devemos dar tanta importância para eles quanto damos para as lentes.

Mas você deve estar se perguntando... Cadê o filtro UV?

Esses eu passo longe. Em fotografia digital eles não tem função nenhuma. Deixar um filtro UV na frente da lente apenas degrada as nossas fotos, sem acrescentar efeito algum. Se é para proteger a lente use um parasol.

Kit de limpeza

Na mochila vai também um pequeno kit de limpeza e utilidades. Soprador, Lenspen (caneta para limpeza de lentes), paninhos de microfibra, canivete multiuso, nível de bolha, disparador remoto, etc.



Itens de montanhismo/caminhada

Aqui acho que não preciso entrar em muitos detalhes. Conforme a trilha vou de botas, levo água, lanchinho, casacos, gorro, luvas, bastão de caminhada, lanterna, etc. Se você é novato e  quer aprender um pouco mais sobre trilhas, acampamento, etc., eu te recomendo esse meu livrinho aqui:

Clique aqui para comprar esse livro na Amazon.

Montando a mochila

A montagem da mochila varia conforme a saída. Quando conheço o lugar, levo exatamente o que preciso. Se não conheço acabo levando mais peso - lentes, flash, etc. Juntando essa tralha toda às vezes carrego uns 12 kg. Não é leve. Mas é coerente com o meu objetivo - conseguir qualidade máxima nas imagens.

Foto de Monique Cabral

É obvio que se o orçamento fosse ilimitado eu poderia migrar para um sistema mirrorless, mais leve e compacto. Vamos entender "sistema" como um conjunto de câmera, lentes, flash, etc. Mas teria que vender tudo do meu sistema atual e comprar tudo de novo. Por enquanto vou seguindo com o meu bom e pesado sistema Canon fullframe. Quem sabe um dia eu tomo coragem e mudo tudo...

Você acha que acabou aqui?

Más notícias...

Edição e tratamento de fotos


Esse é o meu cantinho de trabalho. É um pequeno escritório em casa. O notebook é um Dell Vostro. Boa configuração de processador, memória, etc. Mas nada super top. Não serviria para games por exemplo. Mas é um bom notebook. A opção pelo notebook é por conta de eu ter que levar para os meus workshops. Considere que montar um bom desktop sai mais barato.

Ali no cantinho esquerdo da mesa tem uma pequena torre, É um HD externo para backups. De novo...   nada sofisticado, mas funciona. O notebook está sobre um cooler, daqueles que levantam. Isso me dá mais conforto visual. Quando o trabalho é extenso detalhes como esse fazem diferença.

Na esquerda, ao lado do notebook, tem a última aquisição - uma mesa digitalizadora One by Wacom. Estou usando faz uma semana e já gostei. Me dá mais precisão e produtividade, comparando como o  mouse. É um item relativamente barato.

Já não tão barato é o calibrador de monitor ColorMunki Display, que eu comprei faz uns meses. Acho que a necessidade de um calibrador veio naturalmente. No início nem me preocupava, mas hoje não me imagino usando um monitor descalibrado. Virou paranoia mesmo... rsrsrs 


Quando a gente olha tudo assusta um pouco. Se somar a conta é alta. E se entrar na pilha de ter tudo de última geração a coisa fica feia.

Mas essas coisas não precisam ser adquiridas todas de uma vez. Eu mesmo levei quase uma década para juntar isso tudo. Comprando aos poucos, tentando tomar decisões acertadas, deixando a necessidade de equipamentos surgir conforme eu adquiria conhecimento.

Foto de Flaviane Koti

Pra fechar a conversa, vou deixar abaixo uma ideia de sequência de aquisições, desde o início. Se você já tem alguns equipamentos a lista pode ser útil para futuras compras.


1º rodada, para começar

  • Um corpo (câmera) APS-C. Se possível usado. Nada antigo demais. A estratégia de comprar a geração anterior à mais nova é uma ótima opção aqui. Por exemplo, eu costumo indicar a Canon SL1, que é a menor e mais leve câmera D-SLR do mercado. Já existe a Canon SL2, o que fez o preço da SL1 cair um pouco.
  • A "lente do kit" (que costuma vir com a câmera), normalmente uma 18-55mm, é barata mas não é muito boa. Pra começar até dá, mas tenha certeza de que você vai querer se livrar dela um dia. Então talvez seja interessante já comprar uma lente um pouco melhor. 
  • Compre um tripé de boa qualidade, com cabeça de bola. Nem sob tortura compre um tripé vagabundo! Vou dar uma dica aqui - tripé Manfrotto Befree, um tripé leve, de viagem. Vai gastar uns R$ 1.000,00. Mas é isso (por baixo) que se gasta num tripé. Compre logo um bom tripé e case com ele.
  • Tenha um notebook ou desktop em condição de uso. 
  • Tenha como fazer backup dos seus arquivos.

2º rodada, melhorando um pouquinho

  • Compre mais uma ou duas lentes, talvez uma tele, uma super angular... Para paisagem a super angular é mais útil. 
  • Compre um filtro polarizador circular (primeiro) e um ND (depois).
  • Compre uma lente 50mm fixa. Todo fotógrafo deveria ter uma. Não vou explicar o motivo aqui. Mas quando você tiver uma você vai entender. E provavelmente vai se apaixonar por lentes fixas...
  • Faça um workshop comigo... rsrsrs   Fala sério!!  Escrevi esse artigo todo só para te dizer isso!

3ª rodada, a coisa está ficando séria...

  • Pense em adquirir uma câmera full frame e um conjunto de lentes profissionais - zoom média, tele, grande-angular, algumas fixas... Sim, o sistema pode ser mirrorless. Mirrorless é o futuro.
  • Se você comprou um bom tripé lá no início, parabéns. Você ainda vai estar casado e feliz com ele.
  • Compre um kit de filtros graduados de marca boa - Lee, Galen Rowell...
  • Compre um flash e aprenda a usá-lo.
  • Tenha um notebook ou desktop atualizados, que funcionem bem com os aplicativos de edição.
  • Resista à tentação de ter uma impressora fine art. Encontre um bom atelier para imprimir suas fotos.
  • Tenha como calibrar seu monitor. 
  • Se achar que deve, bote seus equipamentos no seguro.
  • Estude, estude, estude...  estudar inclusive nos ajuda a tomar melhores decisões de compra.

Ufa... se você chegou até aqui, parabéns! Como brinde eu deixo um segredinho - todas as minhas fotos vão com os metadados anexados. Clique em qualquer foto minha - Flickr, Facebook, Instagram, etc. - com o botão direito e depois em "propriedades". Na janelinha que abrir vá em "detalhes". Está tudo lá - câmera e lente usados, regulagens, etc. A ideia aqui é realmente desmistificar e facilitar o aprendizado.

Se você gostou desse artigo e quer ir um pouco mais à fundo, conheça a Oficina de Fotografia com Waldyr Neto

Foto de Aguinaldo de Paula


15 comentários:

  1. Muito bom artigo. Estou procurando uma sl1 pra deixar na mochila porém pagar por uma usada o preço de uma sl2 lá fora dói . Lembro quando fiz o curso vc mencionou o fato de se saber comprar um usado. Uma pena aqui se é caro o novo o usado também é consequentemente. Grande abraço

    ResponderExcluir
  2. Adorei a postagem...dentre outras.
    Anunciei a minha D7100 e na verdade, ainda não sei qual irei substituir. Mas ando pensando em pegar uma mirrorless...alguma em conta para sempre ter na mochila...e poder pegar alguns flagrantes da natureza..Só faço fotos de natureza, ainda aprendendo.Qual vc indica ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Cateysson, obrigado! Eu pensaria numa Sony a6500, que é uma APS-C mirrorless. Dá uma lida nesse artigo - http://www.techradar.com/news/photography-video-capture/cameras/best-compact-system-camera-2013-the-best-models-reviewed-960832

      Excluir
  3. Boa noite!
    Muito esclarecedor o seu artigo, Waldyr. Parabéns!
    Ficou apenas uma dúvida: por exemplo, você nao utiliza os filtros UV porque compromete a nitidez da imagem, correto? Eu uso o UV para proteger a lente de água e poeira, função que, na minha opinião, não é feita pelo parasol. Se eu tiver que usar o polarizador, eu ainda o encaixo por cima do UV.
    Pergunta: eu poderia abolir o uso do UV e usar somente o polarizador em qualquer situação? Claro, sei que vou perder luz. Tenho muito receio de arranhar / sujar a lente.
    O polarizador que eu comprei informa que ele tem prioridades de absorção de raios UV. Veja:

    "O cristal do filtro HOYA CIR-PL HRT também tem propriedades de absorção de raios UV tornando o HRT uma combinação inteligente de filtro UV / filtro de polarização circular"

    Obrigado! Desculpe-me se não fui claro .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gerson, obrigado! Sim, qualquer vidro adicional degrada a imagem, principalmente se for de baixa qualidade. E a maioria dos filtros UV que se vê por aí é de baixa qualidade. O polarizador deve ser usado apenas quando necessário, pois, bem ou mal, é mais um vidro. Poeira se resolve bem com o soprador.

      Excluir
    2. Obrigado Waldyr! Vou rever o uso do filtro UV.

      Excluir
  4. Muito bom Waldyr! E tem gente que não da valor ao nosso trabalho! Mas seguimos em frente firmes! Graças a deus e muito trabalho ja consegui passar para o sistema miroless ( em breve vou passar a noite no vale dos deuses testar nas noturnas). Ainda existe tambem a dica de pegar emprestado com amigos (lógico tomando todo o cuidado), por exemplo tripé ou fash se usa pouco, ate conseguir comprar o seu! Otimos artigos Waldyr, grande Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Mike! Depois conte sobre sua experiência com mirrorless.

      Excluir
  5. Ótimas dicas. Ainda estou iniciando neste mundo e em dúvidas se compro um corpo um pouco melhor (D7200) para muitos anos (que já vem uma lente de kit melhorzinha) ou algo mais simples como as D3xxx ou D5xxx. Ou as Canon das mesmas categorias (nem marca estou certo ainda).
    Ando pesquisando um bocado e me parece que a diferença entre estas categorias seria mais sentida em situações muito específicas né? Tipo, esportes, fotos de pássaros.
    Para paisagens essas mais simples já são adequadas ou algum recurso pode fazer falta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Anderson, obrigado por comentar! Todas as câmeras que você citou são cropadas. Assim acho que ficaria com as mais baratas. Mas se você gosta de fotos de pássaros e esportes pode ser que falte recursos nas mais simples. Para paisagem eu realmente ficaria nas mais baratas.

      Excluir
  6. Excelente artigo Waldyr. É sempre bom encontrar artigos feitos na simplicidade e prática diária. Eu particularmente sou fã da Nikon mas conheço muita gente fã de Canon. Todos são bons. O que vale é o conjunto. Você tem razão sobre ter uma 50mm. São maravilhosas.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário.