terça-feira, 10 de abril de 2018

Trabalhando o primeiro plano nas fotos de paisagem

Por Waldyr Neto - 


Nesse artigo eu falo sobre um processo simples e efetivo que eu uso bastante quando estou em campo e que acaba rendendo boas composições. Basicamente é...

...em tendo uma bela paisagem, encontrar e posicionar bem um ou mais elementos de primeiro plano.

Composição fotográfica não é um assunto simples, muito menos algo fácil de ensinar. Eu costumo dizer que a composição é a ultima fronteira nas fotos de paisagem, o desafio de quem já domina a câmera, as técnicas e o tratamento. É o que diferencia os fotógrafos geniais dos medianos. Evoluir em composição é difícil, demorado, requer atributos como sensibilidade, bom gosto, senso estético...

Mas tudo tem um começo...

No começo a fotografia é um simples registro, uma extensão do olhar. Quando olhamos alguma coisa não nos preocupamos com o que está em volta. O olhar natural é focado. É normal olhar assim, mas não podemos fotografar assim. O olhar fotográfico tem que percorrer todo o enquadramento, ter consciência do que vai ou não entrar na foto. Evoluir do olhar natural para o olhar fotográfico é o primeiro desafio do fotógrafo quando o assunto é composição.

Nessa foto do Pico do Lopo eu poderia seguir o óbvio instinto de subir no ponto mais alto e fotografar a represa ao pôr do Sol, mas preferi dar uns passos para trás e incluir as pedras do cume na composição.

Nessa foto do Vale dos Frades, Três Picos, a disposição da casa e da estradinha criam um caminho natural que leva o olhar para as montanhas. 

Mas vamos a nosso processo...

Imagina chegar no topo da Serra dos Órgãos, ou no Planalto de Itatiaia, ou na Chapada Diamantina... quando chegamos nesses lugares e ainda por cima temos uma bela combinação de luz e nuvens, já dá vontade de montar o tripé e começar a fotografar. Muitas vezes nós caímos na armadilha de montar o tripé no primeiro lugar plano que encontramos, subimos o tripé até a altura do olhar e começamos a clicar...   e com isso fazemos aquelas fotos iguais a todas as fotos que todo mundo já fez.

Encontrar uma bela paisagem de fundo é só o primeiro passo...

Ao encontrar uma bela paisagem de fundo é preciso pegar a câmera (sem o tripé) e caminhar, conhecer o lugar, procurar elementos de primeiro plano que "conversem" com a paisagem. Tem que fazer isso com calma, concentrado. Só depois de encontrar esses elementos é que montamos o tripé de forma a conseguir a nossa composição.

Nessa foto da Serra do Lopo eu caminhei bastante na Pedra das Flores até encontrar essa composição, com as linhas formadas pelas ondulações levando o olhar para o Pico do Lopo. No final montei o tripé baixo, numa pedra inclinada, e consegui o efeito que eu queria.

O uso das lentes mais angulares, as preferidas dos fotógrafos de paisagem, torna esse processo ainda mais crítico. Se fotografarmos uma cadeia de montanhas com uma lente ultra angular, o resultado será uma cadeia de montanhas lááá looonge... miudinha. Ao abrir o enquadramento as lentes angulares afastam as montanhas. A solução típica é inserir elementos de primeiro plano.

Com lentes ultra angulares é importantíssimo ter elementos de primeiro plano...

Nessa foto da região de Três Picos a curva suave do primeiro plano iluminado forma uma especie de berço para as montanhas ao fundo.

Quando o assunto é primeiro plano é preciso ser milimétrico...

Quando caminhamos numa crista de montanha a paisagem ao longe muda pouco. Mas os elementos de primeiro plano mudam rapidamente. Isso faz com que esse "encaixe" dos elementos de primeiro plano às vezes tenha que ser milimétrico. Deslocar a câmera um tiquinho para esquerda ou direita, um tiquinho para cima ou para baixo, pode mudar totalmente a composição. Tem que ser detalhista mesmo, e às vezes é preciso fazer alguns malabarismos com o tripé para chegar no resultado desejado. 

Nessa foto das montanhas de Petrópolis, a luz do sol entrando lateralmente na lente gerou um flare. Em vez de tentar evitar o flare eu movimentei a câmera até conseguir encaixá-lo por trás de uma árvore seca. 


Nessa foto da Pedra do Camelo, em Teresópolis, eu posicionei a câmera de forma a encaixar o final da nuvem na "boca" da pedra, dando um efeito de continuidade da linha que leva o olhar para o fundo. 


Então é isso pessoal, bora pra campo praticar! 

Encontrem uma paisagem bonita e procurem elementos de primeiro plano para encaixar. Experimentem enquadramentos, tentem fazer os elementos conversarem, se integrarem, se complementarem.

A composição fotográfica vai muito além disso, mas o aprendizado é uma longa jornada. O importante é estar motivado e aprendendo.

Se você está começando, esse processo vai te ajudar a dar uns passos à frente no aprendizado da composição. E mesmo se você já é um fotógrafo experiente o uso dessa técnica vai continuar rendendo boas fotos de paisagem. Eu mesmo continuo usando consistentemente esse processo.


Se você gostou do artigo e quer ir mais a fundo nessas questões, venha estudar e fotografar comigo na Oficina de Fotografia com Waldyr Neto.


Portais de Hércules, Serra dos Órgãos, com bromélias no primeiro plano.


11 comentários:

  1. as palavras mai importantes deste assunto foram as de inserir um elemento no primeiro plano, valeu pelo toque

    ResponderExcluir
  2. Otimas dicas. Nós aqui no Sul de SC somos rodeados pela serra geral. Ou tentar aplicar teus ensinamentos. Um Abraco

    ResponderExcluir
  3. Muito bom!
    Venho tentando melhorar minas fotos com a inserção de elementos no primeiro plano (ou então, fazendo um "rastro" para guiar os olhos do espectador para algum ponto em destaque na foto).
    Obrigado pelas dicas e vamos pra mais um final de semana na montanha!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Ótimo artigo, valiosas dicas. Vou tentar segui-las.

    ResponderExcluir
  5. Comecei a entender a importância do primeiro plano na fotografia de paisagem quando comprei a 10-20mm. Ainda tenho um grande caminho a percorrer, mas ler um texto desses, ricamente ilustrado por belas fotografias, é uma baita de uma inspiração!

    ResponderExcluir
  6. Waldyr, estou me organizando para fazer um dia seus workshops! Valeu pelas dicas e pelo incentivo em estudar composição! Um até breve!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário.