sexta-feira, 11 de maio de 2018

Aprimorando a Composição com a Regra dos Terços

por Waldyr Neto

Amanhecer na Pedra da Lagoinha, Búzios

Esse é um artigo voltado para os novatos, a turma que quer evoluir dos registros mais simples para as fotos mais elaboradas, mais bem compostas. Aqui eu apresento um conceito e proponho um exercício. Pode soar estranho "fazer exercício" para fotografar melhor, mas não se iluda... fotografia é uma atividade como qualquer outra. Tem que estudar, tem que praticar...

Vamos em frente...

A Forma Natural de Olhar

A primeira questão fundamental é entender que a forma natural de olhar não funciona muito para a fotografia. O olhar é focado, se prende num elemento e dá pouca atenção ao que está em volta. O que está em volta é até percebido pela visão periférica, mas nós não nos preocupamos muito com essas "bordas" no nosso "enquadramento" visual.

Quando começamos a fotografar é comum transportar essa forma natural de olhar para o ato de fotografar. Como resultado temos fotos com tema centrado e com elementos perdidos nas bordas - uma meia pessoa, uma meia casa, um objeto que rouba a atenção.

Para superar essa etapa é preciso treinar o olhar para percorrer todo o enquadramento da foto e dispor os elementos de forma mais harmoniosa, mais agradável ao olhar.


A Regra dos Terços

Caminhada nos penhascos em Pourville - Claude Monet

A regra dos terços vem da pintura. A palavrinha "regra" é sempre perigosa. Melhor entender como um conceito. A ideia é simples... dividimos o enquadramento em terços horizontais e verticais, e usamos essas linhas para encaixar elementos importantes (como as pessoas no quadro acima) ou transições (como a transição entre o mar e o céu). Pode-se acrescentar que os cruzamentos das linhas seriam os pontos mais nobres da foto (repare onde está o guarda-sol vermelho... não é coincidência).

Mas precisa ser tão rígido? Lógico que não... o importante aqui é compreender o conceito... repare que a linha do horizonte no quadro do Monet não está exatamente na linha de terço superior.

Vamos entender como funciona o nosso sub-consciente:

Alguma coisa centrada passa a impressão de estável... e monótona.

Alguma coisa descentrada passa a impressão de instável... e dinâmica.

Quem quer fazer fotos monótonas?

Então aqui podemos dizer que a ideia por trás da regra dos terços é descentrar os elementos. Distribuir os elementos pelo enquadramento.

Amanhecer na região de Três Picos, Teresópolis

O Exercício

O bacana da regra dos terços é que é um conceito bem fácil de entender. E mais... é possível colocar as linhas de terços nos LCDs das nossas câmeras como ajuda. Até smartphones costumam ter as linhas de terços. Basta procurar nas configurações.



Vamos ao nosso exercício...

A ideia é sair por aí fotografando. Pode ser com a câmera ou mesmo com o smartphone. Smartphones são ótimos para treinar composição, pois a gente clica sem se preocupar com as questões técnicas.

A brincadeira é usar os terços na composição, definir onde encaixar os elementos, onde posicionar a linha de horizonte, etc.

Só isso. Simples assim.

Simples, mas tem um objetivo claro. Quando você tem que parar para pensar antes de clicar, quando você se pergunta se a linha do horizonte vai ficar no terço inferior ou superior, quando você se pergunta se a árvore vai ficar no terço direito ou esquerdo... você começa a raciocinar composição. Você começa a dispor os elementos da foto de forma harmônica, complementar, pensando em estética. E você começa a olhar o enquadramento por completo, e não centrado no tema principal.

O objetivo desse exercício é treinar o olhar fotográfico, em oposição ao olhar natural.


Amanhecer no Alto da Ventania, Petrópolis

Pescador em Búzios

E por quanto tempo praticar? por quanto tempo usar essa técnica?

A resposta é bem individual... Eu ainda uso os terços, e uso outros conceitos também. Mas cada vez mais fotografo de forma intuitiva. Às vezes desfoco o olhar e vejo se as formas e cores da foto me agradam, e corrijo levemente o enquadramento por conta disso. Acho que é uma evolução natural.



Então é isso pessoal... Bora praticar!

Se você gostou do artigo e quer ir mais à fundo, eu te convido para vir fotografar e trocar experiências comigo na Oficina de Fotografia com Waldyr Neto, Neste evento eu falo dos ajustes da câmera, do planejamento das saídas, de conceitos mais simples e mais elaborados de composição e também do tratamento das fotos. Clique no link acima e confira.


Amanhecer visto do Pico do Papagaio, Ilha Grande

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.