sexta-feira, 21 de setembro de 2018

Fotografando paisagem com uma teleobjetiva

Por Waldyr Neto - 



Quando pensamos em fotografia de paisagem o que vem à cabeça são grandes planos, lentes angulares... Isso é o mais comum. Eu mesmo sigo essa lógica - quando saio para campo já levo a câmera com uma lente grande-angular montada, normalmente a lente Canon 17-40mm f/4.0 L. É com essa lente que eu faço a maioria das minhas fotos de paisagem.


Pico do Lopo, Canon 5D mark II, lente Canon 17-40mm f/4.0 L


Se quiser conhecer o meu portfólio clique no link abaixo



Mas quando vou para campo sempre levo a minha teleobjetiva. Às vezes na mochila, às vezes montada numa segunda câmera. É um peso extra nas costas, mas que certamente vale o sacrifício...

Eu clicado pela Flávia Moreira


Mas vamos em frente...

Quando a gente compara a fotografia com a pintura, existe uma diferença fundamental.


Pintura é inclusão

Fotografia é exclusão


Na pintura você parte de uma tela em branco e inclui os elementos que você quer. Já na fotografia o processo é o inverso. Os elementos já existem, estão todos visíveis, e o desafio do fotógrafo é definir o que enquadrar, buscando uma relação entre os elementos que estão no enquadramento e tentando excluir tudo o que não "conversa" com esses elementos.

Em outros artigos já conversamos sobre a transição do olhar natural para o olhar fotográfico. No olhar natural nós focamos naquilo que nos chama a atenção, muitas vezes não percebendo o que está no entorno. Em contrapartida, no olhar fotográfico, nós nos educamos a percorrer todo o frame para identificar se a composição é interessante, se os elementos estão bem dispostos, etc. Esse olhar fotográfico é extremamente importante nas fotos de paisagem de grandes planos.


Nesta foto da Serra do Lopo feita com uma lente grande-angular, os vários elementos se complementam sem sobras ou excessos. Isso é consequência de um minucioso estudo do enquadramento no momento da captura.


Mas às vezes a composição mais aberta simplesmente não funciona. Ou percebemos uma pequena parte da cena que tem um atrativo muito maior do que o restante. Hora de trocar a lente grande-angular pela teleobjetiva e capturar aquela beleza pontual, uma parte ínfima do nosso campo de visão, mas que pode ser uma foto completa e até complexa.


Nascer da Lua na Serra da Estrela. Canon 5D mark II, lente Canon 70-200mm f/4.0 L


Araucária solitária nas encostas da Serra dos Órgãos. Canon 5D mark II, lente Canon 70-200 f/4.0 L


Estradinha do Vale dos Frades, Canon SL1, lente Canon 70-200mm f/4.0 L + teleconverter Canon 1,4x


Amanhecer no Morro Açu, Serra dos Órgãos. Canon 5D mark II, lente Canon 70-200mm f/4.0 L


Uma constatação interessante é que normalmente percebemos esses detalhes distantes pelo nosso olhar natural, mas na hora de enquadrar é preciso apurar o olhar fotográfico e compor uma boa foto. Fotografar com uma tele é a quintessência da exclusão, mas o pouco que restou ainda tem que ser bem distribuído e terminar numa composição forte.


Colinas de Teresópolis, Canon 5D mark II, lente Canon 70-200mm f/4.0 L


Outro resultado muito interessante que se consegue com uma teleobjetiva e a compactação dos planos. Isso funciona especialmente em contra-luz, no amanhecer ou entardecer.



Nessa foto tirada da Serra dos Órgãos, em contra-luz, vários planos de montanhas bastante distantes uns dos outros parecem se amontoar, distorcendo a realidade. Canon 5D mark II, lente Canon 70-200mm f/4.0 L.


Então é isso aí... se você chegou até aqui, parabéns! Aprender fotografia envolve esforço e estudo.


Se você já tem uma teleobjetiva eu recomendo fortemente que você bote ela na mochila e se acostume como o peso extra. Se ainda não tem, pode ser um bom investimento. Teleobjetivas também são lentes excelentes para retratos e registros da vida selvagem. Enfim, uma lente versátil que pode ser um excelente complemento para a sua zoom média ou grande-angular.


Amanhecer no Alto da Ventania, Canon 5D mark II, lente Canon 70-200 f/4.0 L


Se você gostou do artigo e quer ir mais a fundo, clique no link abaixo para conhecer a minha Oficina de Fotografia.





Amanhecer na Serra dos Órgãos - Canon 5D mark II, lente Canon 70-200mm f/4.0 L



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.